FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTA CURRICULAR PARA O MUNICÍPIO DE MARACANAÚ

Autores

  • Naiara Pinto Mesquita
  • DENNIS ALVES RODRIGUES
  • ESTERLANDIA SOUZA CASTRO
  • DAYVIANE MAIA SILVA
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A pesquisa teve por objetivo acompanhar o processo de constituição da proposta curricular da disciplina de Educação Física do município de Maracanaú-Ce, para verificar os limites quanto à constituição colaborativa. A organização da proposta curricular foi desenvolvida durante a realização do Programa de Formação continuada, em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes. Participaram da elaboração da proposta curricular 35 professores. Para a organização do currículo tivemos a realização de 05 módulos formativos, ocorridos entre os meses de abril a outubro de 2017. A opção metodológica pautou-se na abordagem qualitativa do tipo descritiva. Utilizamos como instrumentos de pesquisa, a análise de documentos, dentre os quais destacamos: a) os materiais disponibilizados nos encontros (agenda, instrumentos que foram aplicados junto aos professores); c) relatórios elaborados pelo bolsista do projeto; d) material produzido pelos professores no decorrer dos encontros formativos. A partir da análise dos dados, foi possível inferir que a elaboração do currículo pelos professores fundamentou-se numa perspectiva progressista e crítica, segundo uma abordagem dialógica, reflexiva, colaborativa e pautada no atendimento das demandas e necessidades do cotidiano da prática docente. Para a verificação dos limites três categorias foram determinadas: 1) enfraquecimento da formação continuada; 2) dificuldade de comprometimento e envolvimento dos professores em virtude dos interesses e perspectivas diferentes quanto à própria constituição do currículo e 3) currículo com uma base diversificada. Os resultados indicam que foi possível a constituição do currículo no decorrer do Programa de Formação continuada e que a mesma colabora para uma formação que avança qualitativamente em relação às perspectivas clássicas e tradicionais de Formação Continuada, no entanto, ainda verificamos limites quanto à um maior envolvimento coletivo dos professores para as práticas colaborativas.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica