FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

Autores

  • Solonildo Almeida da Silva
  • 07418999305 - EMANUELE DO NASCIMENTO VIEIRA
  • Solonildo Almeida da Silva

Resumo

Esta presente pesquisa tem como objetivo traçar o perfil dos docentes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Maracanaú, em relação à formação em licenciatura. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), não é necessário a contratação de um professor licenciado para ocupar um lugar no magistério, apenas uma formação no nível de pós-graduação. Sendo assim, as universidades e instituições de ensino superior contrata muitos profissionais que não possuem o domínio do conhecimento pedagógico, apenas domínio em sua área específica de formação. Considerando também que a maioria dos professores possuem uma formação contínua, através de pesquisa de documentos de formação docente, foi possível fazer a contabilização dos professores que são bacharéis e licenciados. Nessa pesquisa foi constatado que a maior parte do quadro é formada por professores licenciados e que possuem mais de uma área de formação, entre bacharelados e licenciaturas, o que tende a tornar o quadro mais preparado para aos desafios impostos diariamente na atividade docente. Outro fato encontrado na pesquisa são as áreas de atuação dos licenciados, que se encontram em grande parte na área de educação. Nesse sentido esse estudo tem como objetivo promover a discussão sobre a formação dos professores que ensinam nas instituições de ensino superior, pois uma grande parte não apresenta formação de licenciatura docente para esta profissão, por mais que sejam competentes em sua área de atuação específica.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica