GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA: UM CAMINHO METODOLÓGICO PRODUTIVO
Resumo
O ensino de Português como língua materna nas escolas tem se modificado com o passar dos anos. De um ensino focado em ensinar regras gramaticais, utilizando-se de frases isoladas e textos para que os alunos desenvolvam suas habilidades orais e escritas, para a promoção de um ensino e aprendizagem situados em um contexto relacionado a aspectos históricos, culturais e sociais que os alunos tenham contato. Para isso, muitos professores tem recorrido ao ensino de gêneros em sala de aula como uma maneira de promover um ensino mais produtivo e contextualizado para os alunos. De acordo com Dolz e Schneuwly 2004), Os gêneros são formas de funcionamento da língua e linguagem , sendo criados conforme as diferentes esferas da sociedade em que o individuo circula. Procuramos nesse projeto, apresentar uma nova abordagem de gêneros. Baseando-se em Kleiman (2005) que aduz a importância de se considerar as relações entre os conceitos da ciência e os conceitos do cotidiano no processo educativo haja vista que ele seria “facilitado pelo estabelecimento de um diálogo entre conceitos científicos e os saberes locais do grupo de alunos, o que requeriria um modelo de ensino/aprendizagem que levasse em conta os saberes locais”. O trabalho foi desenvolvido procurando atrelar o ensino de gêneros (orais ou escritos) a um jogo, tendo como finalidade a promoção de um aprendizado mais interativo entre os estudantes. No jogo,os alunos participantes do 9ª ano do ensino fundamental terão a “missão” de abrir um restaurante . Serão trabalhados nesse jogo, os gêneros: receita, paródia, cardápio, banner de divulgação do restaurante. O presente projeto se encontra em fase de andamento, onde as primeiras aplicações testes ocorreram em forma de jogo de tabuleiro.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.