GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA: UM CAMINHO METODOLÓGICO PRODUTIVO

Autores

  • Wanessa Monte Ferreira
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro

Resumo

O ensino de Português como língua materna nas escolas tem se modificado com o passar dos anos. De um ensino focado em ensinar regras gramaticais, utilizando-se de frases isoladas e textos para que os alunos desenvolvam suas habilidades orais e escritas, para a promoção de um ensino e aprendizagem situados em um contexto relacionado a aspectos históricos, culturais e sociais que os alunos tenham contato. Para isso, muitos professores tem recorrido ao ensino de gêneros em sala de aula como uma maneira de promover um ensino mais produtivo e contextualizado para os alunos. De acordo com Dolz e Schneuwly 2004), Os gêneros são formas de funcionamento da língua e linguagem , sendo criados conforme as diferentes esferas da sociedade em que o individuo circula. Procuramos nesse projeto, apresentar uma nova abordagem de gêneros. Baseando-se em Kleiman (2005) que aduz a importância de se considerar as relações entre os conceitos da ciência e os conceitos do cotidiano no processo educativo haja vista que ele seria “facilitado pelo estabelecimento de um diálogo entre conceitos científicos e os saberes locais do grupo de alunos, o que requeriria um modelo de ensino/aprendizagem que levasse em conta os saberes locais”. O trabalho foi desenvolvido procurando atrelar o ensino de gêneros (orais ou escritos) a um jogo, tendo como finalidade a promoção de um aprendizado mais interativo entre os estudantes. No jogo,os alunos participantes do 9ª ano do ensino fundamental terão a “missão” de abrir um restaurante . Serão trabalhados nesse jogo, os gêneros: receita, paródia, cardápio, banner de divulgação do restaurante. O presente projeto se encontra em fase de andamento, onde as primeiras aplicações testes ocorreram em forma de jogo de tabuleiro.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica