GRUPO EDUCATIVO PARA GESTANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A gestação é um evento que traz muitas dúvidas, pois é caracterizada por um período de mudanças físicas e emocionais na vida de uma mulher. Assim, considerando as necessidades destas, a educação em saúde, torna-se uma ferramenta fundamental para a obtenção de conhecimento sobre o processo de gestar, parir e os cuidados com o recém-nascido após o nascimento. OBJETIVO: Descrever as experiências de acadêmicos de enfermagem na realização de ações de educação em saúde para gestantes. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado com gestantes em diferentes períodos gestacionais, previamente inscritas. As atividades ocorreram nos dias 3, 4 e 5 do mês maio de 2018 em um Shopping center localizado no município de Fortaleza-Ce, RESULTADOS: As ações foram realizadas em três dias, no primeiro encontro foi abordado o tema amamentação, como estratégia utilizou-se a roda de conversa, onde as gestantes puderam expor suas dúvidas, anseios e medos. No segundo encontro foram abordados assuntos referentes ao trabalho de parto e parto, utilizou-se uma atividade dialogada, onde se utilizou uma linguagem clara e compreensível, para que o objetivo fosse alcançado. Já no ultimo encontro foi abordado o tema cuidados com o bebê, atividade dialogada foi utilizada novamente como estratégia, as ouvintes foram incentivadas a participar de forma ativa, trazendo dúvidas, relatos de experiência que poderiam auxiliar na educação. CONCLUSÃO: A educação em saúde mostrou-se uma importante ferramenta de aprendizado, e que as intervenções realizadas possibilitaram um aprendizado mútuo, através da transmissão de conhecimento sobre as temáticas apresentadas uma vez que tivemos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos no decorrer da graduação. AGRADECIMENTOS: À Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará que por meio das bolsas oferecidas permitem aos alunos o fortalecimento de seus conhecimentos na pesquisa.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.