IMAGENS E PALAVRAS EM TRÂNSITO: CINEMA E CENSURA NO BRASIL (1964-1985)

Autores

  • Hugo Cavalcante Vasconcelos Neto
  • TEOGENES SILVA PEIXOTO
  • Meize Regina de Lucena Lucas

Resumo

A pesquisa aborda a censura exercida ao cinema no Brasil durante o período da ditadura civil-militar (1964-1985) a partir dos processos dos filmes que seriam exibidos e/ou exportado para outros países. A censura existe no país desde o século XIX e alcança o século XX, quando amplia o foco da sua atuação para as chamadas diversões públicas, em meados do século XX a preocupação da censura passa a ser o alcance dos meios de comunicação. Devemos lembrar que nesse mesmo período ocorre um processo de burocratização e modernização do estado nos quais estavam inclusos também nesse processo os mecanismo de censura e os próprios censores. Dessa forma, abordamos questionamentos sobre o que é a censura, se existe uma cultura censoria no país, quem são os censores, como essa política agia na sociedade da época. O foco é o arquivo da DCDP (Divisão de Censura e Diversões Públicas) em que constam mais de trinta mil processos de censura cinematográfica, além de documentos administrativos, para compreender as chaves de leitura postas em ação pelos censores, as negociações em torno das interdições e a visualidade que se pretendia moldar por meio da classificação, proibição, hierarquização e liberação de imagens fílmicas. No Brasil diferente de outros regimes autoritários uma parte da censura foi feita a partir de leis utilizando documentos oficias, logo, a marca da censura não se encontra presente apenas em conteúdos, imagens e palavras impedidos de circular. O discurso e a forma de como eram organizados os processos da censura apontam as diretrizes do estado, quais seus recortes, formas de classificar, hierarquizar o que era ou não interditado. Com o desenrolar da pesquisas podemos perceber foi ocorrendo uma modernização na censura brasileira foi desenvolvido cursos para os censores, seu contingente aumentou bastante, ocorreu um processo de centralização em Brasilia e passou a exigir nível superior nos concursos. Outra preocupação foi com os filmes liberados sem cortes.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica