IMPACTOS DA LEI DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
Resumo
As políticas públicas de ação afirmativa têm o objetivo de minimizar ou extinguir efeitos discriminatórios sofridos por grupos estigmatizados e excluídos socialmente, de modo a combater a reprodução e o aprofundamento das desigualdades. Nesse âmbito, ante a polêmica sem precedentes acerca da política de ação afirmativa no sistema universitário do país, sobretudo no que tange à Lei nº 12.711/2012, faz-se necessário descobrir se a medida adotada pelo governo atinge seu objetivo primário de democratizar e ampliar o acesso às IFES, modificando de maneira significativa o perfil dos ingressantes nos cursos dessas instituições. Com esta pretensão a presente pesquisa foi executada no âmbito de uma IFES. Objetivou-se averiguar mudanças no perfil dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) posteriormente à implementação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Para tal, foram utilizados dados secundários oriundos das notas de corte obtidas a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os ingressantes cotistas e não cotistas da UFC, considerando os 10 cursos mais demandados pelo Sisu em 2016, quais sejam: Medicina, Educação Física, Administração, Direito, Engenharia Civil, Pedagogia, Ciências Contábeis, Agronomia, Ciências Biológicas e Matemática. Os resultados indicaram que a média aritmética das notas dos alunos não cotistas (µ1 = 679,82) no Exame Nacional de Estudantes (ENEM) foi estatisticamente superior à média das notas dos cotistas (µ2 = 621,79). A média aritmética das notas dos alunos cotistas no ENEM que têm renda familiar maior que 1,5 salário mínimo (µ1 = 632,25) foi estatisticamente superior à média das notas dos cotistas com renda familiar menor que 1,5 salário mínimo (µ2 = 611,33). Caso não houvesse a Lei de Cotas para beneficiar os egressos das escolas públicas (cotistas), a maior parte desses alunos não ingressaria na UFC, de modo que a implementação da referida lei alterou substantivamente o perfil discente.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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