INFLUÊNCIAS DA PALHAÇOTERAPIA NA FORMAÇÃO EM MEDICINA: ATRIBUIÇÃO DE NOVOS SENTIDOS
Resumo
Introdução: O projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde aborda a importância da palhaçoterapia na humanização da atenção em saúde. Visa desvincular o profissional de saúde de uma relação direta apenas com o processo de adoecimento, trazendo à tona uma perspectiva de trabalho com o sujeito complexo, com múltiplas dimensões constituintes da sua história, do seu corpo e da sua subjetividade. Parte-se da premissa de que o profissional e o estudante, ao cuidarem do outro, estão exercendo uma tarefa para os outros e também para si. Objetivo: Compreender os efeitos da palhaçoterapia nos integrantes do projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde que atuam no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e no Núcleo de Estimulação Precoce. Metodologia: Abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semi-estruturadas com nove estudantes integrantes do projeto Y, no ano de 2017. Foi realizada Análise de Conteúdo, com a técnica de análise temática (BARDIN, 2014). Resultados: Foram achados e discutidos os seguintes temas centrais: 1) Influência no próprio estudante; 2) Influência da atuação do projeto Y nas relações familiares; 3) Motivação no curso; 4) Humanização em saúde. Destaca-se a maior motivação em estar na graduação do diversos cursos da saúde, com o desenvolvimento de novos sentidos para os participantes, a partir da formação de novos vínculos com estudantes e profissionais e, de forma ainda mais significativa, com os pacientes atendidos. Além disso, houve repercussão nas relações familiares, uma vez que o contato com a palhaçoterapia propiciou a identificação de características desconhecidas pelo próprio sujeito, que têm o potencial de favorecer a criação e o fortalecimento de vínculos. Conclusão: Conclui-se que a participação no projeto Y é vivenciada como uma ação promotora da saúde dos estudantes integrantes do projeto, propiciando um olhar mais ampliado sobre a formação em saúde e sobre a própria vida.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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