INTERAÇÃO DE ALUNOS EM FÓRUNS VIRTUAIS: IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS FACILITADORES EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Espedito Roza Mesquita
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumo

O projeto de pesquisa intitulado “Interação de alunos em fóruns virtuais: identificação de elementos facilitadores em processos de aprendizagem” utilizou um rastreador ocular que gerou dados sobre fixações oculares dos usuários ao navegarem na interface digital de três fóruns experimentais. Foram analisados os pontos positivos e negativos das interfaces a fim de identificar elementos que facilitam ou que dificultam o processo de navegação. A pesquisa documentou a navegação em vídeo da trajetória ocular, e os relatos sobre tais ações de 30 estudantes universitários, relativas às 3 interfaces de fóruns distintos. Um modelo de interface de fórum seguiu o padrão hoje mais difundido de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), como o Moodle. Outro modelo seguiu o padrão de um fórum genérico, não voltado à aprendizagem, usado por comunidades de desenvolvedores na internet. O terceiro modelo simulou características de design de fóruns de última geração. Foram escolhidos 15 alunos para uma análise de dados mais específica, com tomada das medidas tempo de navegação em cada interface, análise de fixação ocular em pontos específicos da tela, além de relatos sobre a experiência do usuário em cada interface coletados em entrevistas aprofundadas. Os resultados indicaram que os alunos preferem interagir com interfaces mais tradicionais, aquelas que tem como intuito a navegação para o aprendizado, onde as ações se processam de forma mais intuitiva e onde há menos elementos estranhos aos usuários. Concluiu-se que interfaces mais genéricas podem prejudicar o aprendizado e até mesmo ocasionar na desistência do aluno em realizar a tarefa, como aconteceu em alguns casos documentados no estudo.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica