INTERFERÊNCIA DA CARCINICULTURA NO ECOSSISTEMA PRAIA DA COMUNIDADE DE VOLTA DO RIO NA VISÃO DOS ALUNOS DA E.E.I.E.F. LAURA FURTADO DO NASCIMENTO

Autores

  • Mayara Gomes Targino
  • TÁRCIO GOMES DA SILVA
  • NatÁlia Gomes do Nascimento

Resumo

Este trabalho voltou-se para a aprendizagem por meio palestras sobre os impactos que a carcinicultura tem sobre as comunidades praianas, estimulando nos discentes a capacidade de transmissão do saber para minimizar a falta de informações dos nativos da comunidade Volta do Rio, localizada no município de Acaraú, na zona litorânea Oeste do estado do Ceará. O objetivo deste trabalho foi mostrar os possíveis impactos ambientais, positivos ou negativos, que essa atividade possa estar causando no ecossistema praia. Desenvolveram-se atividades de mobilização e conscientização dos discentes do segundo seguimento do ensino fundamental da Laura Furtado do Nascimento, E.E.I.E.F localizada na mesma comunidade, para que os mesmos pudessem se tornar, entre seus pares, disseminadores do conhecimento adquirido. Em face às polêmicas que vigoram sobre a atividade de cultivo de camarões marinhos, em viveiros de engorda escavados, junto a áreas de apicuns e salgados nas regiões litorâneas, com relação às atividades de pesca extrativista de comunidades pesqueira que ali antes se instalavam para obter seu sustento, viu-se uma falta de conhecimento sobre a atividade da carcinicultura por parte dos ribeirinhos, e a falta de tecnologia que os propiciem a melhoria de suas atividades, fazendo com que os mesmos possam não estar satisfeitos com as instalações desses empreendimentos em suas comunidades. Das 54 crianças que participaram de todo o processo 11 manteve em todos os questionários a mesma opinião sobre o assunto debatido, totalizando aproximadamente 20% dos participantes. Os resultados alcançados nesse projeto visam a importância de aplicações de métodos de gestão e educação ambiental e tornar os discentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica