INTERNET DA COISAS, OBJETOS ANCESTRAIS

Autores

  • Bianca Tiane de Carvalho Dos Santos
  • Claudia Teixeira Marinho

Resumo

O Corpecendo é um projeto de pesquisa em dança e design que tem como objetivo o desenvolvimento de artefatos (vestíveis) que promovam experiências sensíveis coletivas. A ação investigativa ancora-se na metodologia da pesquisa-ação, na articulação dos termos corpo/objeto e ancestral/tecnológico - através do conceito de tensegridade - e formas de externalizá-la. A tensegridade é uma propriedade presente em objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, de forma a proporcionar-lhes estabilidade e resistência. Tais propriedades definem os aspectos conceituais e formais do projeto de design e tem como referência o sistema fascial, aquele que envolve órgãos internos através de tramas complexas . Foram realizadas pesquisas de referências visuais (os parangolés de Hélio Oiticica e as máscaras de rituais africanos), materiais (as propriedades das malhas, elásticos e redes) e performáticas (experimentações realizadas com os alunos da dança) - para o desenvolvimento e teste dos protótipos. Simultâneas as experimentações de materiais, foram empregadas ações colaborativas para definir as características formais do objeto e de ergonomia, por meio de encontros semanais entre os bolsistas e as professoras da dança e do design. Em relação aos problemas de pesquisa do design, tomamos como referência códigos de culturas ancestrais (indígena e africana) para elaboração estética e formal do vestível; como decisão optou-se pelo sistema de nós presente na rede de pesca e as formas-funções das máscaras africanas. O conjunto de experimentações de materiais, atreladas a experimentações performáticas realizadas pelos alunos da dança, resultou em um artefato que conecta os performers e os permite sentir as tensões promovidas pelo movimento em conjunto, que os limita e também instiga na experiência sensorial.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica