Joab Silva de Andrade, MARCUS VINICIUS DE FREITAS OLIVEIRA, NARA GABRIELA DE MESQUITA PEIXOTO, Ivan Jose Ary Junior
A mortalidade da fauna em rodovias é um problema de impacto ambiental criado pelo efeito da barreira e da fragmentação de hábitats provocado por essas construções. Para o licenciamento ambiental deve ser feito um estudo de impacto do empreendimento no entorno além de um monitoramento posterior à construção de forma a auxiliar na proposição de soluções mitigadoras ao problema em questão. Entretanto a literatura aponta que os diagnósticos são feitos com metodologias distintas, dificultando a comparação entre dados e impedindo a convergência de soluções para o problema em escala mais ampla. Mesmo que não exista uma regulamentação que trate especificamente do assunto, percebe-se no Brasil uma aproximação cada vez maior de engenheiros e biólogos nas etapas de planejamento e construção de rodovias que atendam a legislação ambiental vigente. O artigo em questão tem como objetivo discorrer sobre as formas de intervenção estrutural para minimizar os impactos causados por rodovias sobre a fauna. Para isso, foi feito um estudo aprofundado a partir de revisão bibliográfica sobre a diversidade e a intensidade desses impactos, desde a instalação de rodovias até perspectivas futuras sobre o problema, baseados em estudos de casos e variações em âmbito nacional e internacional. Legislação e fatores econômicos e sociais foram levados em consideração juntamente com as características da fauna e seu hábitat. Ao reunir e sintetizar tais informações, foi disposta as intervenções estruturais adequadas que visam prevenir os atropelamentos de animais e restabelecer a conectividade entre os seus hábitats.
Palavras-chave: Ecologia. transportes. engenharia. meio ambiente.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018
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