LEVANDO O BARROCO BRASILEIRO PARA A ITÁLIA 2

Autores

  • Ticiana Alves do Nascimento
  • Yuri Brunello

Resumo

Não se nega a importância de Manuel Botelho de Oliveira para o Barroco brasileiro. Sua obra Música do Parnaso, composta por sonetos madrigais e formas poéticas em diversas línguas, foi publicada em 1705 como o primeiro texto impresso em território brasileiro e feito por um autor também brasileiro. Fortemente influenciado por Torquato Tasso, autor cujas obras representam o rompimento com o passado em busca do novo e reflete uma crise na literatura, onde as novelas de cavalaria perdem espaço para o épico, Manuel Botelho de Oliveira busca no Maneirismo a inspiração para sua Música do Parnaso. Busca-se, por meio desta pesquisa, finalizada a tradução das poesias de Manuel Botelho de Oliveira em língua não italiana para a língua italiana, demonstrar a influência pós-renascentista de Torquato Tasso nos versos de Manuel Botelho de Oliveira, que inclui em seus escritos, inclusive, menções ao grande, tal como chamava Manuel ao autor italiano. Inserido em um projeto mais amplo organizado pelo Professor Dr. Yuri Brunello, com a participação de bolsistas, o estudo busca interligar as literaturas italiana e brasileira do século XVII, mostrando como se complementam. O projeto conseguiu, até agora, alcançar publicações e resultados que representam um primeiro passo rumo à uma nova proposta crítico-literária, voltada à construção, em âmbito teórico do conceito de Barroco trans ibérico. O estudo de tal categoria crítica coloca o presente trabalho num âmbito do grupo de pesquisa A "Nova Grécia": Botelho de Oliveira, as Américas e a modernidade da Itália da modernidade literária trans ibérica.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica