MANUTENÇÃO DOS REGISTROS DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO LETRARE

Autores

  • Luiz Vicente Costa da Silva
  • LETÍCIA FREITAS DE ASSIS
  • LETÍCIA MOTA e MOTA
  • LUANA MARA LOIOLA MACEDO
  • JAIME JOSÉ DE VASCONCELOS NETO
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

O LETRARE - Laboratório de Edição, TRAdução e REvisão de textos acadêmicos da UFC - surgiu inicialmente ligado ao Programa Idiomas Sem Fronteiras – IsF/UFC e faz parte das políticas de internacionalização da instituição. O objetivo do LETRARE é funcionar como um laboratório destinado 1) ao aprendizado das técnicas edição, revisão e tradução de textos acadêmicos, por parte dos bolsistas do projeto, atuando como tradutores em formação; 2) à prestação de serviços de edição, revisão e tradução de textos à comunidade acadêmica da UFC, no par português-inglês, com vistas a colaborar com o aumento da quantidade de publicações dos pesquisadores da UFC em periódicos internacionais, proporcionando um maior alcance e impacto dessas publicações dentro da comunidade científica internacional. A estruturação do projeto impõe um conjunto de desafios que são discutidos, em grande parte nas reuniões presenciais semanais, com duas horas de duração. Assim, diante de várias resoluções, soluções, deliberações, e ocorrências, se faz necessário o registro de todas essas informações para otimizar o funcionamento do programa nessa linha frente. Com os registros, é possível ter documentados os compromissos assumidos pelos bolsistas e coordenadores e garantir que estes sejam cumpridos de acordo com o que foi deliberado. Além disso, os participantes podem acompanhar as atividades passadas, presentes e futuras do programa. O trabalho apresenta um retrospecto de todas as atividades realizadas pelo LETRARE a partir da análise das atas das reuniões semanais, ressaltando a importância das ações tomadas até o presente momento para o crescimento do projeto e sua consolidação, face ao final do processo de implantação e o início da fase de funcionamento pleno, em 2018.2.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica