MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: METODOLOGIA DE PESQUISA, RESULTADOS COLHIDOS E PRÁTICA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO.

Autores

  • Roziane Paula Batista
  • AMANDA CARLA SILVA AVELAR
  • Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Resumo

Diante do crescente interesse de internacionalização das universidades brasileiras e mundiais, é importante pensar nas oportunidades conquistadas pelos alunos brasileiros no exterior e no recebimento de estudantes e pesquisadores no Brasil. Seguindo essa política, a Universidade Federal do Ceará recebe semestralmente alunos estrangeiros de diversos países para seguir cursos de graduação e de pós-graduação. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Letras Vernáculas, no contexto do Curso de Português Língua Estrangeira cujo foco foi a produção, análise e teorização do material didático utilizado no referido curso. Na etapa inicial, realizamos uma pesquisa exploratória com recursos online, mais especificamente, nos sites das próprias universidades públicas brasileiras com o objetivo de identificar a oferta de algum curso de PLE, podendo ser graduação, curso de extensão ou outras modalidades. Na etapa seguinte, elaboramos um questionário contendo perguntas abertas e fechadas elaboradas para identificar as modalidades específica dos cursos de PLE oferecidos na universidade em questão, a carga horária dos cursos, o perfil dos professores que ministram as aulas, o perfil dos alunos que buscam e frequentam estes cursos e, principalmente, identificar que tipo de material didático é utilizado nas aulas. O primeiro resultado obtido diz respeito aos limites encontrados no desenvolvimento da pesquisa. Tivemos um baixo retorno das universidades contatadas, o que dificultou o levantamento e a análise da compreensão de como funcionam os cursos, dos alunos e professores bem como do material didático utilizado. Porém, há de se considerar que a pesquisa se fez importante ao nos permitir refletir sobre o processo de formação do professor, bem como sobre o processo de produção e de utilização do material didático.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica