MEDIANDO INFORMAÇÕES EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO SETOR DE REFERÊNCIA DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Andreza Conceicao da Silva
  • MARIA GIOVANNA GUEDES FARIAS
  • Maria Giovanna Guedes Farias

Resumo

Aborda os resultados de pesquisa realizada no âmbito do setor de referência de duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Ceará. Com base nos dados coletados junto aos bibliotecários sujeitos da pesquisa, verificou-se na primeira e segunda fase do estudo lacunas de competências em informação nesses profissionais. Objetivou-se desenvolver competências em informação nos bibliotecários do setor de referência de bibliotecas universitárias, por meio de uma ação formativa, a fim de proporcionar a esses profissionais o estabelecimento de habilidades de mediador da informação em suas atividades laborais. Como estratégia metodológica utilizou-se a abordagem qualitativa, o método de pesquisa participante e a técnica de observação participante. Os dados foram coletados por meio de roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo e foram analisados pela técnica de Bardin (2009) de análise de conteúdo com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a formação ministrada para os participantes da pesquisa proporcionou o aprimoramento de suas competências em informação, incutindo nos bibliotecários novos conhecimentos, habilidades e atitudes que refletirão positivamente no atendimento ao usuário. Conclui-se que a formação realizada junto aos sujeitos da pesquisa ocasionou o fortalecimento da práxis e da atuação do bibliotecário do setor de referência numa perspectiva de aprofundar sua relação com o usuário de modo a melhor atendê-los. Salienta-se ainda, a necessidade em se ter profissionais providos de competências técnicas e comportamentais que estimulem o usuário a retornar e a prosseguir na busca e produção do conhecimento. Agradecimentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará (PIBIC/UFC).

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica