MÉTODOS ALTERNATIVOS DE APRENDIZADO NA GRADUAÇÃO MÉDICA E O ENTENDIMENTO CRÍTICO DO ESTUDANTE

Autores

  • Lucas Gabriel da Costa Marques Silva
  • DAVID NUNES DE LIMA JUNIOR
  • LUCAS NOGUEIRA LEMOS
  • Antonia Ionesia Araujo do Amaral

Resumo

Introdução: Novos métodos de estudo vêm sendo utilizados para garantir um aprendizado eficaz e para expandir a capacidade crítica e associativa dos estudantes de medicina. Neste sentido, a utilização de mapas mentais e conceituais cresce como metodologia ativa de ensino em diversas faculdades. Objetivo: Avaliar o que a literatura da plataforma PubMed cita em relação aos benefícios e desvantagens no uso de mapas conceituais e mentais, as áreas que mais usam na medicina e os anos com mais publicações sobre o assunto. Metodologia: Foi realizada uma revisão na plataforma PubMed com os unitermos: Concept Maps Medical Education Undergraduate e Mind Maps Medical Education Undergraduate. Foi construída uma tabela com: data de publicação, tipo de estudo, disciplina específica, se presente, e vantagens do uso de mapas conceituais e mentais. Resultados: Dos 22 artigos que abordavam os temas diretamente, 19 colocavam em foco mapas conceituais e 3 mapas mentais. As quantidades de publicação correspondente aos anos foram: 2002 - 2010 (10), 2013 - 2018 (12). Os tipos de estudo que mais apareceram utilizaram, exclusivamente ou não, testes de desempenho (10) e o uso de questionários de opinião (9). Quatro artigos eram revisões da literatura. Daqueles que relataram experiência em uma área específica, as mais citadas foram: Farmacologia (5) e Fisiologia (3). As vantagens que mais apareceram foram: desenvolvimento do pensamento crítico (5), integração com outras áreas de conhecimento e conhecimento prévio (3) e maior possibilidade de relacionar o estudo básico à clínica (3). Conclusão: A pesquisa de métodos alternativos de aprendizado na graduação médica vem aumentando, tornando-se mais presente. Os artigos avaliados utilizaram majoritariamente testes de eficácia dos mapas e de viabilidade de aplicação em disciplinas associadas ao entendimento crítico de processos biológicos e clínica médica, sendo notável a abordagem crítica do estudo.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica