MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO
Resumo
Desde o início de sua circulação no Brasil, os resumos acadêmicos, como qualquer gênero, apresentam traços que podem ser caracterizados como tradições discursivas (TD). As TD, como sabemos, passam por mudanças, visto que o contexto sócio-histórico que engendra a produção de um gênero também passa por transformações, criando novas necessidades e novos padrões de produção que afetam sua elaboração. Partindo desse pressuposto, este estudo tem como objetivo maior identificar vestígios de mudança e permanência no gênero resumo acadêmico produzido entre as últimas décadas do século XX e o início do século XXI a partir da observação do contexto sócio-histórico de produção e da descrição de unidades retóricas, textuais e discursivas que vêm se configurando como tradições discursivas desse gênero ao longo do tempo. O corpus é constituído por 30 resumos acadêmicos publicados entre a década de 1970 e o ano de 2017 em periódicos nacionais da área de Letras e Linguística. Para a coleta desse material, foi realizada uma consulta aos periódicos que disponibilizam seus arquivos via online e foram selecionados, a partir deles, os textos que foram analisados. Para análise dos dados, recorreu-se aos postulados teóricos de autores como Koch (1997), Aschenberg (2002), Kabatek (2005) e outros pesquisadores ligados ao paradigma teórico das TD e ao modelo de análise descritivo proposto por Swales (1990). O trabalho analítico é guiado, ainda, pela proposta teórico-metodológica de Zavam (2009) para análise diacrônica de gêneros, que possibilita o estudo do processo de evolução do gênero através do exame da materialidade textual e do contexto de produção. Os resultados revelam que, mesmo em períodos de tempo relativamente curtos, podemos flagrar marcas tanto de reelaboração (mudança) quanto de permanência no resumo acadêmico, o que reitera a constante tensão entre inovação e conservação a que estão submetidos os gêneros textuais.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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