NOÇÃO DE HIPERTEXTUALIDADE PARA A LINGUÍSTICA TEXTUAL
Resumo
A presente pesquisa propõe um estudo sobre como o modo de enunciação digital é caracterizado por estudiosos da Linguística Textual (LT). Por muito tempo, houve uma preocupação com a definição do termo hipertexto, ora como uma unidade comparável com a do texto, ora como um modo de leitura não linear. Neste trabalho, preferimos não adotar tal termo em favor da noção de hipertextualidade. As pesquisas em LT, atualmente, conforme praticadas pelo Grupo Protexto, investigam como diferentes estratégias textuais - dentre elas, os modos de enunciação - se configuram como diferentes modos de interação, cujas características interferem diretamente nos gêneros e nos demais parâmetros de organização textual. Temos defendido que todas as escolhas de formas de textualização são construídas em negociação, num contexto sociocultural amplo. Sob esse ponto de vista, todo texto guia para uma certa orientação argumentativa. Concordamos com Espéret (2006 apud MARCUSCHI, 2007), que afirma que há uma atenção maior para o sistema do que para os sujeitos nas pesquisas sobre hipertextualidade. Tendo isso em vista, confrontamos posições teóricas a respeito dessa noção, de um lado vista como um texto aberto e múltiplo (ELIAS, 2005); e de outro como um modo de enunciação digital (XAVIER, 2002), capaz de mesclar modos enunciativos diversos devido à dinamicidade e à flexibilidade do espaço multidimensional (ARAÚJO; LOBO-SOUSA, 2009). A nosso ver, o texto pode ser considerado como uma unidade de comunicação e de sentido (CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014), que integra fatores linguísticos, contextuais e discursivos para sua coerência (KOCH; ELIAS, 2016), independentemente do modo de enunciação. Concluímos, então, que os eventos comunicativos dotados de sentido, presentes no ambiente digital ou não, devem ser analisados como textos, e que a hipertextualidade deve ser vista como o modo de enunciação que influencia na organização textual tendo em vista a coconstrução de sentidos.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.