O ENSINO COLETIVO DE CORDAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: HISTÓRIA, AÇÕES DE EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO.

Autores

  • Hayrles da Conceicao Freitas De Moraes Alcantara
  • DORA UTERMOHL DE QUEIROZ
  • Liu Man Ying

Resumo

Este trabalho discorre sobre o ensino coletivo de cordas na Universidade Federal do Ceará e foi realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará com a concessão de uma bolsa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. Tem-se por objetivo geral a apresentação das ações investigatórias sobre o tema realizadas entre agosto de 2017 e julho de 2018. Esta pesquisa foi direcionada em três eixos principais: o processo histórico do ensino coletivo de cordas no Ceará e posteriormente sua implantação na UFC em 2015; o processo de crescimento dos projetos de extensão de ensino coletivo de cordas na instituição e a verificação do desenvolvimento teórico-prático dos alunos tanto dos projetos de extensão quanto dos alunos regulares do curso de música da universidade que estudam nessa modalidade instrumental. A pesquisa caracteriza-se mista com ações do âmbito qualitativo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários. O grupo de ações dessa pesquisa justifica-se não apenas pela necessidade de um registro bibliográfico para enriquecer a área, mas, também por uma verificação quanto a eficiência dos procedimentos metodológicos empregados, logo, os pesquisadores envolvidos nesse processo agradecem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. Como resultados pontua-se a verificação do pioneirismo do Ceará quanto ao ensino coletivo de cordas e da Universidade Federal do Ceará quanto ao grande investimento na metodologia. Observa-se a importância dos projetos de extensão como meio de maior vinculo com a comunidade em geral e de maior oportunidade de experiência docente para os alunos do curso de música da instituição. Outro grande ganho com a pesquisa foi a elaboração de um questionário para aferição do desenvolvimento dos alunos na metodologia.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica