USO DE DIFERENTES REGIMES ALIMENTARES PARA O CULTIVO DE DAPHNIA MAGNA, COM VISTAS À UTILIZAÇÃO COMO ALIMENTO VIVO NA AQUICULTURA ORNAMENTAL.
Resumo
Na aquicultura atual a fase de larvicultura de peixes, incluindo as espécies de corte e as ornamentais, é um dos principais desafios enfrentados pelos criadores. Isto é devido ao diminuto tamanho dos indivíduos cultivados e as inerentes dificuldades de alimentação e manejos destes animais. O primeiro alimento das larvas é o vitelo e posteriormente passam ao alimento exógeno após a abertura da boca. Dessa forma a disponibilidade e a qualidade nutricional do zooplâncton é essencial para o sucesso no manejo. Nessa perspectiva a utilização da Daphnia magna (pulga-da-água) que é um animal aquático (consumidor primário), largamente utilizado como alimento vivo na aquicultura por sua simplicidade de produção e altos valores nutricionais, é uma saída para sanar esse problema. Dessa forma a busca pelo aprimoramento de técnicas de produção destes organismos é fundamental para a continuidade dessa atividade. O presente trabalho buscou analisar as diferentes alternativas de alimentação para o cultivo dessa espécie visando o maior crescimento populacional. O experimento foi realizado no Laboratório de Genética Aplicada à Aquicultura, os animais foram armazenados em potes de 1 L com 10 indivíduos cada com aeração constante, sendo submetidos a cinco diferentes tipos de alimentação Aguá residual; Aguá residual+Fermento biológico; Suco de verduras; Fermento biológico; e Levedura de cerveja. O experimento foi conduzido pelo período de 15 dias e cada tratamento teve 3 repetições, onde se avaliou o crescimento populacional. Diariamente foram feitas análises de parâmetros limnológicos. Os resultados preliminares demonstraram diferenças entre os tratamentos. Estudos posteriores deverão ser realizados para se determinar qual tratamento é mais adequado para a otimização do crescimento de Dáfnias e sua utilização na larvicultura de peixes ornamentais.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.