A INTERCONEXÃO E A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AS POLÍTICAS LOCAIS E GLOBAIS DO CICLO ATIVISMO FEMINISTA CONTEMPORÂNEO
Resumo
A presente pesquisa, ainda em curso, analisa o movimento denominado de ciclo ativismo feminista contemporâneo, que tem como foco a dinâmica desenvolvida na relação entre as mulheres e a bicicleta na atualidade. Para esse movimento, historicamente, a bicicleta é uma importante ferramenta de luta pelo empoderamento feminino, combatendo o machismo, além de instrumento potencial para a conquista da liberdade das mulheres e da reivindicação do direito delas à cidade, tendo contribuído desde o seu surgimento para uma nova configuração social e modernizando os papéis das mulheres na sociedade, inclusive tendo uma forte influência sob suas vestimentas e comportamentos. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se numa abordagem etnográfica, tanto no campo físico como virtual, acerca das relações travadas entre vários grupos ciclo ativistas feministas atuais, buscando compreender de que maneira as pautas locais, como por exemplo, a reivindicação do direito à cidade pelas mulheres, refletem nas diversas políticas globais de infraestrutura, urbanização e mobilidade urbana da sociedade contemporânea. Iniciamos essa investigação em 2016 com apenas um desses grupos, localizados no Ceará, chamado Pedalzinho das Mina e continuamos a pesquisar outros coletivos, além de participarmos em junho deste ano de três eventos sobre ciclo ativismo no Rio de Janeiro: o Bicicultura, o 100Gurias100Medo e o Velo-City. O que se conclui até o momento é que, através dessa grande rede de cumplicidade entre elas, onde os seus corpos e suas bicicletas são importantes ferramentas políticas, vem sendo colocados em pauta o compartilhamento das vias, a denúncia de assédio, a importância da sustentabilidade e do quanto a bicicleta pode ajudar a criar não só um ambiente mais seguro e saudável, como também ajudar no desenvolvimento de economias locais, além de influenciar diretamente nas questões de saúde pública, sendo um dos caminhos para um planeta mais humano, equilibrado e justo para todos.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.