Michell Plattini Nascimento Gomes, EDSON SILVA SOARES, Maria Eleni Henrique da Silva
A nova promoção da saúde visa reunir esforços para mudanças na forma como a humanidade encara a relação saúde-doença. Seus princípios estão elencados a partir da Carta de Ottawa (1986). OBJETIVOS: Avaliar as contribuições de uma intervenção fundamentada na promoção da saúde como tema das aulas de Educação Física no ensino médio; identificar os fatores que contribuem ou não para a promoção da saúde; analisar o ambiente escolar como promotor de saúde. MÉTODOS: Estudo qualitativo, através de uma intervenção, em que foram desenvolvidas seis aulas fundamentadas nos princípios da promoção da saúde, e, ao final, os estudantes elaboraram um mini-projeto sobre promoção da saúde na escola. A coleta de dados foi realizada utilizando os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas (7), observações do pesquisador e a aplicação de um questionário onde os estudantes responderam sobre 36 itens relacionados à dimensão pedagógica, estrutural e relacional. RESULTADOS: Apontou-se que a utilização de ambientes não convencionais para as aulas teóricas, como a quadra de esportes, promoveu uma dinâmica de maior interatividade e menos formalidade. O uso de imagens para melhor ilustrar a temática sobre alimentação estimulou nos alunos a aprendizagem sensorial. Como pontos negativos, percebeu-se que a mídia televisiva influenciava nos alunos padrões estéticos e excludentes de corpo. A fragilidade de espaços democráticos na escola, onde os estudantes possam ter direitos e deveres mais claros, assim como um protagonismo maior dos professores de Educação Física nos espaços pedagógicos escolares, são pontos destacados negativamente. CONCLUSÃO: Dessa forma, ressalta-se que a temática promoção da saúde pode ser desenvolvida nas aulas de Educação Física, com referência num modelo de saúde atento aos determinantes sociais, buscando o fortalecimento da autonomia e o senso-crítico de estudantes e professores. AGRADECIMENTOS: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Palavras-chave: PROMOÇÃO DA SAÚDE. SAÚDE ESCOLAR. AUTONOMIA. EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018
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