MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO FECHADO E VIOLÊNCIA URBANA EM FORTALEZA: ALGUNS APONTAMENTOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar o percurso de inserção inicial, por ocasião da dissertação de mestrado, no campo do socioeducativo em meio fechado em Fortaleza. A dissertação de mestrado tem como ponto de partida o aumento meninas na dinâmica da violência urbana, tem como objetivo analisar trajetórias de adolescentes do sexo feminino em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado, enfatizando suas relações com as dinâmicas da violência urbana em Fortaleza. Para tanto, serão utilizados autores da psicologia social que estudam sobre violência, pós-estruturalistas, pós/decoloniais e sob prisma interseccional.Trata-se de uma pesquisa intervenção a luz da cartografia com adolescentes e jovens do sexo feminino em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado. Serão feitas entrevistas narrativas e oficinas temáticas com adolescentes a partir de 15 anos cumprimendo medida no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota. Este projeto está ligada ao Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação da Universidade Federal do Ceará (VIESES-UFC). As primeiras inserções em campo pode ser dividida em dois eixos: 1. Integrante da comissão de monitoramento socioeducativo, as atividades desse eixo foram destinada à elaboração do Plano Decenal Socioeducativo do Estado do Ceará junto à outras instituições do governo e de participação social/popular; 2. Aprimoramento teórico, tanto por meio da inserção em campo, como leituras mais específicas sobre necropolítica, encarceramento em massa e feminismo negro. Esses dois eixos tem possibilitado uma aproximação com o campo, assim como contribuído para monitorar e analisar as medidas socioeducativas em Fortaleza, por fim, relacionar as teorias estudadas com a realidade de Fortaleza. Ademais, ressalta-se o financiamento desta pesquisa com uma bolsa de mestrado oferecida pela Fundação Cearense de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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