PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EDUCOMUNICAÇÃO: ESTADO DA QUESTÃO

Autores

  • Isabel Mayara Gomes Fernandes
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Para se fazer um texto, é fundamental entender o contexto. Portanto, é exposto uma breve reflexão sobre o cenário da produção científica, a respeito do campo da Educomunicação, a fim de estendermos a importância de se compreender a “realidade das produções acadêmicas” sobre o assunto, no Brasil, nos últimos cinco anos. O estudo delimita ainda mais o cenário das produções científicas, relacionando a Educomunicação com os temas Protagonismo Juvenil e Paulo Freire. Como percurso metodológico, foi realizado o mapeamento no acervo científico das plataformas digitais da Scielo, Periódico Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e aplicado o Estado da Questão. Os filtros usados foram: versão em português, sem delimitações das áreas de conhecimento e trabalhos correspondentes aos últimos 5 anos (2012 – 2017). Realizar o Estado da Questão possibilita ao pesquisador conhecer o panorama de pesquisas e estudos na sua área de interesse (SILVEIRA; NÓBREGA-THERRIEN, 2011). Ressaltamos que, para fins de identificação das dimensões relacionadas à Educomunicação, realizamos a leitura dos títulos e resumos dos, bem como leitura dirigida dos trabalhos científicos produzidos.O estudo usou os seguintes descritores na busca: Educomunicação, Protagonismo Juvenil e Formação Humana em Freire, para identificar as temáticas próximas ao objetivo central desta pesquisa. Foi identificado as dimensões temáticas em que a Educomunicação, como um campo do saber recente, vem sendo relacionadas. Entre elas, foram identificados trabalhos que enfatizam pressupostos e categorias temáticas de Paulo Freire e o Protagonismo Juvenil. O mapeamento concluiu que não há produções que relacionem de forma direta, a Educomunicação,Protagonismo Juvenil e os Pressupostos Freireanos, sobre formação humana. O que foi encontrado, foram referências à Paulo Freire na trajetória educomunicativa. A busca, também evidenciou que a Educomunicação é um assunto que estabelece conexões com vários temas.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação