RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO À DISTÂNCIA: PEDAGOGIA TERAPÊUTICA - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE JOÃO DOS SANTOS

Autores

  • Daniele de Oliveira Xavier
  • HERMÍNIO BORGES NETO
  • ANA CLÁUDIA UCHÔA ARAÚJO
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres

Resumo

O presente trabalho descreve a experiência de gestão das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) integrada a Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Curso Pedagogia Terapêutica: Introdução ao Pensamento de João dos Santos que surgiu após o intercâmbio acadêmico realizado com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (UL), por meio de Estágio Pós-Doutoral da coordenadora deste curso, que é integrada a linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, na Linha História da Educação Comparada (LHEC). Este curso contou com a participação discente de brasileiros e portugueses atuantes na área da educação, saúde e interessados no comportamento humano. O Laboratório contribuiu com sua metodologia de ensino, a Sequência Fedathi e com o Ambiente Virtual de Ensino (AVE), foi utilizado o Moodle/Multimeios. O curso foi disponível em módulos temáticos, e em cada módulo utilizávamos diversas ferramentas avaliativas, entre fóruns discursivos, Chats, Tarefa, Quiz e concluímos o trabalho de conclusão de curso, que seria um artigo elaborado através de seus estudos e experiências dentro do curso. A fundamentação teórica contou com a colaboração de especialistas na área, da UFC e da UL.Como resultados foi elaborado inicialmente um e-book com as melhores produções realizadas no curso e recentemente, recebemos da Pró-Reitoria de Relações Internacionais a proposta para ampliação deste curso para países de origem luso-brasileira.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação