TRANSFORMAÇÕES NA CARREIRA DOCENTE: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO OFÍCIO E NA SAÚDE

Autores

  • Mariana Aguiar AlcÂntara de Brito
  • Veriana de Fatima Rodrigues Colaco

Resumo

Este estudo parte do campo da saúde do trabalhador, com foco na atividade docente, no contexto de Instituição de Ensino Superior – IES pública federal e seu processo de precarização do trabalho. Tem como objetivo geral analisar as transformações na carreira docente e suas implicações para o ofício e para a saúde de professores, em início e final de carreira. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, em um curso da área de humanidades de uma IES pública federal, com base no aporte teórico-metodológico da Clínica da Atividade, com a aplicação do procedimento de instrução ao sósia e realização de entrevistas, por meio dos dispositivos da autoconfrontação simples e cruzada, com dois docentes em final de carreira e dois docentes em início de carreira. A análise dos dados foi realizada através da interpretação discursiva das falas e de imagens, produzidas nas entrevistas e por intermédio de fotos da atividade docente, sendo estabelecidas categorias teóricas e empíricas. Os resultados parciais apontam para o processo em curso de mercantilização da universidade pública, para a precarização da atividade e saúde docente, atingindo todas as gerações laborais e produzindo consequências específicas a cada realidade de trabalho, para a ampliação da vulnerabilidade laboral dos docentes iniciantes, que vêm perdendo em garantias de estabilidade e direitos relativos a aposentadoria, para a sobrecarga de trabalho docente devido as exigências de produtivismo acadêmico, para a demanda de visibilidade e reconhecimento do curso investigado no âmbito interno da Universidade. Paradoxalmente, os achados iniciais também sugerem a existência de projetos em comum entre os docentes e o uso de estratégias cooperativas em prol do fortalecimento do curso e valorização do ofício. O estudo vislumbrou contribuir para o desenvolvimento do ofício docente e ampliação do potencial de saúde, através do estímulo à autorreflexão e interação entre os pares.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação