A ACESSO A EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO PARA O APRENDIZADO DO FOTOJORNALISMO

Autores

  • Felipe Mendes Pinto
  • Elian de Castro Machado

Resumo

O estudo diz respeito à importância do acesso a equipamento fotográfico disponibilizado pela instituição de ensino para o aprendizado do Fotojornalismo para além da teoria em sala de aula. A partir de uma experiência de mais de um semestre como monitor da disciplina de Fotojornalismo, foi possível observar a enorme carência dos estudantes no tocante à prática do fazer fotográfico jornalístico. A situação evidenciou a necessidade extrema da existência de câmeras fotográficas DSLR (conhecidas como câmeras profissionais) à disposição dos alunos para que a teoria apreendida em sala de aula possa ser posta em prática em aulas de campo. Durante o semestre 2018.1, essa aula de campo foi realizada, porém, cerca de 80% dos estudantes se encontraram obrigados a recorrer aos celulares particulares para a realização do exercício proposto em tal aula, um ensaio fotográfico. Essa situação se mostrou alarmante, uma vez que o conteúdo ministrado em sala inclui funções para ajuste de imagens que somente existem em câmeras DSLR, tendo também em vista que, ao se tornarem profissionais do jornalismo, será esperado dos estudantes o conhecimento no manuseio de câmeras profissionais. O objetivo do trabalho é expor a necessidade do acesso a câmeras DSLR por estudantes de disciplinas que envolvam, de alguma maneira, o fazer fotográfico, com ênfase na disciplina de Fotojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Foram utilizados os métodos observação participante e pesquisa-ação proposto por Cicilia Peruzzo (2008). Os resultados, como de esperado, revelaram que os estudantes, de fato, são bastante prejudicados pela carência de equipamento apropriado para as atividades realizadas. Pode-se concluir que é de extrema importância a presença desse tipo de equipamento para o desenvolvimento pleno das habilidades dos estudantes do curso de Jornalismo no que tange à fotografia, ramificação da profissão intrínseca a diversas maneiras do fazer jornalístico.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Iniciação à Docência