A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE ENQUANTO FERRAMENTA DE ANÁLISE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE BACHARELADO EM GASTRONOMIA
Resumo
O presente Projeto de Iniciação à Docência trata sobre a interdisciplinaridade na disciplina de Cozinha Fria do curso de Bacharelado em Gastronomia, buscando despertar nos monitores envolvidos o interesse em analisar de forma crítica e abrangente a ementa da referida disciplina, incluídas as preparações práticas, os objetivos, a metodologia, o conteúdo programático e, se possível, a própria didática em que a mesma é ofertada, numa interação e integração entre professor, monitores e alunos. Tratou-se de analisar a ementa segundo os eixos disciplinares de História e Antropologia da Alimentação, Química Culinária, Nutrição, Habilidades e Técnicas Culinárias, além de possíveis atualidades no cenário gastronômico nacional e/ou internacional que pudessem também ser inseridas ou mencionadas na disciplina. Os monitores realizaram uma consulta bibliográfica, além de encontros grupais nos quais apresentaram suas pesquisas e considerações sobre os respectivos eixos e sua interação com a disciplina de Cozinha Fria, discutindo possíveis mudanças ou adaptações à ementa. Constata-se a importância de tal experiência quando os monitores são levados a refletir acerca da relação entre a pesquisa interdisciplinar e a prática pedagógica, num exercício de cooperação entre professor e monitores no desenvolvimento de uma ementa que perpassa diversos caminhos formativos; a partir disso, percebe-se que pensar a interdisciplinaridade no interior de uma única disciplina já é cogitar uma reestruturação rumo à transdisciplinaridade do próprio curso como um todo, perpassando teoria e prática na Gastronomia.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Iniciação à Docência
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