ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA MONITORIA NO MÓDULO CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA

Autores

  • Yanka Aparecida Bandeira Murakawa
  • DÉBORA FIDÉLIS DE OLIVEIRA
  • Lidiane Andrea Oliveira Lima

Resumo

Introdução: A monitoria durante a graduação é um programa de apoio pedagógico em que alunos veteranos, devidamente selecionados, auxiliam alunos que irão cursar determinado módulo/disciplina. O programa visa iniciar esse discente na carreira docente ao vivenciar situações do processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Descrever e analisar as atividades realizadas na monitoria do Módulo Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria. Metodologia: Estudo qualitativo em educação referente às atividades desenvolvidas no semestre 2018.1 pela monitoria do Módulo Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria. Resultados: A monitoria utilizou recursos como material de síntese de conteúdo em slides, questionários enviados por e-mail que depois eram respondidos com a turma em sala, jogos para revisão do conteúdo, discussão em grupo, resolução de casos clínicos e monitoria específicas para tirar dúvidas. Dentre esses recursos, percebeu-se que os materiais de síntese de conteúdo em slides obtiveram maior adesão dos discentes. Porém, alguns alunos passaram a utilizar desse material como a principal referência de estudo o que descaracterizou o seu papel de ser apenas mais um recurso acessório ao material de leitura obrigatória. Já os questionários enviados por e-mail geralmente não eram respondidos com antecedência, mas foram discutidos em sala. Os jogos, as discussões em grupo e as resoluções de casos clínicos obtiveram grande aceitabilidade e boa participação dos discentes. Por fim, as monitorias específicas para tirar dúvidas antes da prova eram positivas, pois os discentes traziam suas demandas e as dúvidas eram sanadas por seus colegas e monitores. Conclusão: A partir deste estudo, foi possível inferir que os recursos que exigiam maior participação dos alunos e os que ofereciam síntese do conteúdo tiveram maior sucesso. Contudo, a síntese do conteúdo deve ser usada com cautela para não restringir a busca do conteúdo mais aprofundada por parte dos discentes.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Iniciação à Docência