AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS BÁSICOS EM ENDOCRINOLOGIA E FARMACOLOGIA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO SEGUNDO SEMESTRE
Resumo
INTRODUÇÃO: O processo de consolidação de conhecimentos gerais no que tange à fisiologia endocrinológica e farmacologia é parte essencial do treinamento médico. Nesse contexto, o entendimento correto de conceitos básicos dessas duas disciplinas são parte importante na compreensão de condições clínicas e na correta modulação dessas entidades. Objetivos: Avaliar o entendimento de conceitos básicos de endocrinologia e farmacologia em estudantes de medicina do segundo semestre da turma 2018.1. Metodologia: Aplicou-se um pré-teste com 4 (quatro) questões, tendo cada questão 4 (quatro) itens. As questões foram elaboradas de forma a serem curtas e claras e questionavam sobre o significado ou repercussão dos seguintes conceitos: feedback negativo, feedback positivo, resposta hormonal específica e sinergismo farmacológico. Após responderem de forma individual, utilizou-se do método Team-Based Learning (TBL), ou Aprendizado Baseado em Equipes, para discussão das questões em grupos de 9 alunos, em média, por 15 min. Após término do tempo, as questões foram corrigidas e os conceitos explanados pelo monitor. Resultados: Obteve-se um n=71 de uma população de 83 alunos. A percentagem de acertos para cada questão foi de 9,86% para questão 1(feedback negativo), 95,77% para questão 2(feedback positivo),2,82% para questão 3(resposta hormonal específica) e 100% para questão 4(sinergismo farmacológico). Conclusão: Os resultados evidenciaram uma compreensão insuficiente dos conceitos feedback negativo e resposta hormonal específica. Tais dados podem auxiliar os profissionais de ensino no que tange ao rastreio de possíveis dificuldades do aprendizado nos estudantes de medicina. Ademais, na perspectiva de elucidar quaisquer dúvidas sobre conceitos básicos e essenciais na Endocrinologia e Farmacologia, no final dos respectivos módulos pode-se criar sessões de revisão e discussão sobre os principais pontos de cada disciplina,corrigindo lacunas do conhecimento e consolidando o aprendizado.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.