ELABORAÇÃO DE MANUAL DE PRÁTICAS DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES CLÍNICAS E DE COMUNICAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Jade Oliveira Brito Peixoto
  • BRENO QUEIROZ DE ARAÚJO
  • MYLENNE BORGES JÁCOME MASCARENHAS
  • AFONSO CELSO SOARES CAMPOS
  • NIRLA ROMERO
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

Um dos primeiros contatos que os alunos têm com a farmácia clínica é na disciplina de Farmacologia Aplicada, na qual eles aprendem a prestar cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promovendo saúde e bem-estar, prevenindo doenças e garantindo o uso racional de medicamentos. As aulas práticas incluem: verificação da pressão arterial, aplicação de insulina, aplicação de colírio e manuseio de dispositivos inalatórios. Assim, torna-se fundamental a existência de ferramenta didática que ajude o aluno a ter mais segurança no que está sendo proposto pela disciplina. A elaboração do manual objetivou orientar os alunos nas práticas, desde informações sobre o laboratório e cuidado com os equipamentos, até o passo a passo das aulas. As aulas práticas foram preparadas de modo a simular uma situação onde o paciente necessita da ajuda do farmacêutico. O manual foi elaborado com base no cronograma de aulas da Farmacologia Aplicada, com o suporte de técnicos do laboratório de habilidades clínicas e de comunicação (LabHabClinCom) do curso de Farmácia. Inicialmente foi incluído uma parte sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como jaleco e luvas, e sobre o correto manuseio dos bonecos e demais equipamentos do laboratório HabClinCom. São exemplos de práticas descritas e incluídas no manual: Administração de medicamentos por via oftálmica, Administração de medicamentos por via subcutânea – Insulinas e, Administração de medicamentos por via inalatória: nebulímetros/espaçadores. Depois disso, seguiu-se a ordem das aulas práticas, cada uma com suas devidas orientações sobre como abordar o paciente e a maneira correta de usar determinado medicamento. Espera-se que o uso do manual facilite a compreensão dos discentes com relação ao uso correto dos medicamentos, ajudando a consolidar os conhecimentos, preparando-os para auxiliar os pacientes com mais segurança, numa abordagem de prática de baixa e média complexidade e fidelidade.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Iniciação à Docência