INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA MÃES DE CRIANÇAS COM TOXOPLASMOSE CONGÊNITA
Resumo
Introdução: A Toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário intracelular obrigatório Toxoplama gondii e é estimado que um terço ou mais da população mundial apresente anticorpos contra este parasita. A infecção no adulto ocorre na grande maioria dos casos de forma assintomática; no entanto, a infecção congênita pode trazer consequências graves para a criança. É importante orientar as mães dessas crianças sobre a forma correta de utilizar os medicamentos. Particularmente, um olhar especial deve ser dado para as mães que apresentam baixa escolaridade, tendo em vista a complexidade do tratamento, que inclui três medicamentos diferentes (Sulfadiazina, Pirimetamina e Ácida Folínico), os quais são dispensados em forma de comprimidos, sendo necessária a diluição dos mesmos para uso nos recém-nascidos. Objetivo: Elaborar material educativo sobre o tratamento da Toxoplasmose Congênita para as mães infectadas e com baixa escolaridade. Método: Baseando-se no folder criado pelos farmacêuticos da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, para a orientação das mães no tratamento domiciliar para Toxoplasmose Congênita, e na revisão da literatura envolvendo uso de pictogramas, e bases de imagens e desenhos, estruturou-se um folder ilustrativo destinado a orientação das mães que são analfabetas. Resultados: O folder estruturado com imagens e fluxogramas, apresentou, de forma bem ilustrativa, explicações e informações de como as mães deviam fazer a diluição dos comprimidos, a administração, os horários corretos, dias da semana e a dose prescrita. Conclusão: A orientação das mães no intuito de se realizar o tratamento adequado da toxoplasmose congênita é um fator determinante para a cura do recém-nascido, além do estímulo ao uso racional dos medicamentos e o acompanhamento das reações adversas, surgindo nesse contexto à figura do farmacêutico, como profissional de referência no manejo do uso dos medicamentos.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.