LITERATURA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE MONITORIA.

Autores

  • Isabela Oliveira de Assis
  • Cid Ottoni Bylaardt

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o resultado das atividades desenvolvidas durante o período de atuação como monitora da disciplina de Literatura Brasileira IV, no Programa de Iniciação à Docência (PID), sob a supervisão do Prof° Dr. Cid Ottoni Bylaardt . A disciplina ofertada pelo Departamento de Literatura do curso de Letras, tem como proposta o estudo da produção literária nacional, compreendendo o período que se estende desde o final do movimento modernista, entre as décadas de 40 e 50, até a contemporaneidade. O propósito da monitoria é oferecer um suporte extra sala de aula aos discentes da disciplina de Literatura Brasileira, durante todo o semestre. Para isso, são disponibilizadas doze horas semanais, distribuídas nos períodos da manhã e da tarde, para atendimento individual aos alunos da turma. Esse auxílio dado aos discentes pode consistir em ajuda na compreensão de textos estudados em sala, orientação de leituras, assistência no desenvolvimento de atividades, etc. Além disso, foi criado um grupo aberto de leitura e discussão de textos literários contemporâneos de autoria feminina. Visto que a literatura contemporânea está dentro da proposta de estudo da disciplina, o recorte na literatura de autoria feminina é válido e se justifica pela necessidade de abrir espaço para o estudo de autoras, que apesar de estar presente, ainda se restringe ao cânone e ocupa um espaço muito pequeno na academia. Assim, durante os encontros do grupo, que acontecem quinzenalmente, temos a oportunidade de ler e discutir textos, preferencialmente de autoras que se encontram fora do cânone literário, como Conceição Evaristo, Ivana Arruda Leite, Lygia Fagundes Telles e Carolina Maria de Jesus. Desta forma, a atuação no projeto de monitoria se apresenta como uma oportunidade enriquecedora de troca não apenas de leituras e conhecimento, mas também de experiências e aprendizagens.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Iniciação à Docência