O USO DE ESTUDOS DIRIGIDOS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Autores

  • Rebecca Tavares Bessa
  • NIEDJA GOYANNA GOMES GONÇALVES
  • OZILANDO LIMA DE ALMEIDA
  • JOSÉ FLAILDO DE SOUSA SILVA FILHO
  • JOANA DARC ARAÚJO MESQUITA
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

A disciplina Princípios de Entomologia Agrícola encerra em seu conteúdo programático o estudo dos insetos sendo, portanto, o instrumento responsável por transmitir aos alunos do curso de Agronomia, da Universidade Federal do Ceará, todos os assuntos relacionados a Anatomia, Fisiologia e Bioecologia dos insetos, além de detalhar os aspectos morfológicos e biológicos presentes nestes seres de demasiada importância agrícola, forense e ecológica. No que se refere à educação, o uso de estudos dirigidos sempre esteve presente em grande parte das disciplinas do curso. Considerando-se um recurso auxiliar, em sala de aula, para o professor, a inserção dessas atividades deve ser acompanhada por uma metodologia apropriada às necessidades dos alunos, utilizando-se de maneira adequada e significativa, questionando o objetivo que se quer atingir, levando-se em consideração o lado positivo e as limitações apresentadas durante o processo. Ademais, existe um grande impacto causado pela inserção desse material em sala de aula, perfeitamente percebível através do aumento da aprendizagem do estudante. O presente trabalho teve por objetivo apresentar a importância da inserção de estudos dirigidos como um instrumento pedagógico com o intuito de proporcionar uma melhor visualização, assimilação e aprendizagem da anatomia dos insetos pelos estudantes da disciplina Princípios de Entomologia Agrícola do segundo semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Iniciação à Docência