PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA QUANTO AO USO DA PLATAFORMA SOCRATIVE NAS AULAS DE FARMACOLOGIA GERAL

Autores

  • Matheus de Almeida Costa
  • DAVID FREITAS DE LUCENA
  • HEITOR AMORIM MUNIZ
  • PEDRO LUCAS DE OLIVEIRA UCHÔA
  • LIA DE OLIVEIRA DOMINGUES
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

A utilização de plataformas virtuais como uma metodologia de aprendizado interativo tem se tornado cada vez mais frequente nas disciplinas do curso de medicina. O aplicativo Socrative constitui uma dessas ferramentas e permite a elaboração e aplicação de questionários, testes em grupo e atividades em tempo real, tendo sido empregado durante o módulo de Farmacologia Geral de forma a auxiliar na aprendizagem dos alunos. O presente trabalho objetiva relatar os resultados obtidos de pesquisa de opinião feita com alunos acerca da importância e da melhores formas de se utilizar da plataforma Socrative como método de ensino no módulo de Farmacologia Geral. Utilizou-se um formulário com seis questões objetivas, parte delas baseadas na Escala Likert, através da plataforma online Google Forms, aplicado aos alunos do segundo semestre, período 2018.2, do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, com n=62. Os resultados obtidos atestaram que 95,2% dos alunos percebem a utilização do aplicativo nas aulas teóricas como “Muito útil” e 96,8% dos estudantes concordam totalmente que tal metodologia é capaz de tornar a dinâmica da aula mais interativa, bem como facilitar a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Ademais, 100% dos alunos julgam como proveitoso o possível uso da plataforma em outras disciplinas durante a graduação. Já em relação aos eventuais métodos de aplicação da ferramenta, 95,2% dos estudantes avaliam o formato “pré e pós-testes” como sendo pertinente, seguido pelo uso ao longo da aula com correção de questões em tempo real (41,9%), atividade a ser realizada em casa (24,2%) e atividade a ser realizada em sala após a aula (17,7%). Diante disso, evidencia-se a relevância da utilização da plataforma Socrative como meio de consolidar, aplicar e facilitar o aprendizado relativo à Farmacologia, sendo de aceitação dos estudantes o uso da ferramenta em outras disciplinas, configurando-se a aplicação de pré e pós-testes como o modo que mais agrada os alunos.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Iniciação à Docência