PRÁTICAS COLABRATIVAS EM AULAS DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento da prática pedagógica relacional e colaborativa da disciplina de currículos, programas e avaliação em educação física, ofertada no semestre de 2018.1, no Curso de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esportes. Para a realização do estudo a opção foi pela abordagem qualitativa e através dela foi possível saber as concepções prévias dos estudantes sobre os assuntos abordados, saber suas vivências e experiências com o currículo da educação física. Participaram da pesquisa duas turmas, sendo uma do diurno e a outra do noturno, destes, 48 estudantes, predominantemente do curso de licenciatura e do 7°semestre de educação física. Para a coleta de dados e registro das atividades fizemos a utilização dos diários de campo de todas aulas, fotos, vídeos e uma carta escrita por cada estudante no final da disciplina. Para a escrita das cartas, foram sugeridas duas questões norteadoras: Quais os limites e possibilidades da disciplina na sua formação inicial? Como você caracteriza as práticas pedagógicas das atividades referentes a disciplina? Por meio dos relatos dos estudantes, foi possível concluir que os mesmos não estavam acostumados com a prática pedagógica colaborativa, crítica e participativa; outros relataram que nunca tiveram aulas no formato de colaboração; o conhecimento foi compartilhado de uma forma positiva e proveitosa, dando liberdade e autonomia para ministrar tais conteúdos de uma perspectiva diferente das abordagens consideradas tradicionais. Palavra-Chave: Práticas Colaborativas; Currículos; Docência;Educação FísicaPublicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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