UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SOCRATIVE COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE E MELHORIA DO APRENDIZADO DE ALUNOS DE MEDICINA MATRICULADOS NO MÓDULO DE PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA NO SEMESTRE 2018.2
Resumo
Introdução: O Socrative é um aplicativo de elaboração de questionários que pode ser usado em sala de aula através de dispositivos móveis (smartphone ou tablet), para analisar, em tempo real, o nível de aprendizagem de cada aluno ou de um grupo deles. Através de um sistema de perguntas e respostas, o professor pode, de acordo com as respostas dos alunos, quantificar erros e acertos em cada teste e verificar o grau de compreensão dos alunos relativamente aos temas em estudo na aula. O software é também uma ferramenta de apoio à aprendizagem independente, ao permitir que o aluno possa responder aos testes e receber informações sobre o acerto ou não das suas respostas. Pode também proporcionar uma maior interatividade das aulas. Metodologia: Durante aulas da disciplina de Farmacologia Geral, por meio do Socrative, os alunos responderam um questionário de avaliação antes (pré-teste) e depois (pós-teste), contendo perguntas para avaliar, respectivamente, o conhecimento prévio e o nível de aprendizado depois da aula. As questões abordavam assuntos discutidos durante as aulas, e abrangeram quatro temas: 1) Vias de administração de fármacos; 2) Aplicações do conceito de receptor; 3) Mecanismos de ação dos fármacos; 4) Farmacocinética; ao fim, os alunos receberam pelo aplicativo um feedback sobre o número de acertos e erros, para que pudessem direcionar melhor seus estudos. Resutados: Uma média de 77 alunos responderam ao questionário. Houve acréscimo de número de acertos nos pós-testes em todas as questões. Nas questões relativas ao tema 1, (74,9% vs 93,9%); ao tema 2, (78,1% vs 90,5); ao tema 3, (82,2% vs 89,3%); e ao tema 4 (70,1% vs 95,2). Os dados foram fornecidos pelo próprio aplicativo. Conclusão: Conclui-se que o Socrative pode ser um meio eficiente de analisar, estimular e auxiliar o aprendizado dos alunos, além de permitir ao professor uma visão mais detalhada sobre o nível de compreensão em cada tema ministrado.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Iniciação à Docência
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