OS SENTIDOS DO SER DOCENTE: A EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Maria Eleni Henrique da Silva
  • BRENA MARIA LIMA DA SILVA DE OLIVEIRA
  • ITALA ALMEIDA TIMÓTEO
  • Joao Batista de Albuquerque Figueiredo

Resumo

O estudo teve por objetivo implementar uma proposta de ensino que visou superar o esquema transmissivo e reprodutivo de conhecimentos na formação inicial no curso de licenciatura em Educação Física, bem como apresentar possibilidades para avançar rumo a novos dizeres, pensares e fazeres no contexto da formação docente, contrapondo-se à lógica tecnicista, desprovida de reflexão, com objetivos voltados para a reprodução e o agir de forma descontextualizada. Fizemos a opção pela abordagem qualitativa da pesquisa-intervenção para realização do estudo, em duas disciplinas: Educação Física no ensino fundamental e médio, Currículos, programas e avaliação na educação física. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados os registros das aulas, anotações dos diários das aulas, relatos os estudantes participantes do percurso das disciplinas. Metodologicamente, as aulas eram compartilhadas segundo os pressupostos de Paulo Freire (1996, 2005) e subsidiados pela formação relacional (SILVA, 2011). Utilizamos ainda princípios da dialogicidade, ambientalização, co-reflexão, valorização da experiência, constituição do grupo-aprendente, contextualização. Os resultados iniciais nos levaram à proposição de quatro categorias de análise: a) a prática como lócus da formação inicial; b) estabelecer relações entre o texto e o contexto, c) ressignificar as experiências sociocorporais, d) formação para aprender a ensinar. Concluímos que no âmbito formação inicial em educação física se faz essencial pensar-fazer a formação docente fundamentada por princípios que se fundamentem por uma práxis formativa democrática, humanista, problematizadora, dialógica, relacional, contextualizada, reflexiva, significativa. Enfatizar nas aulas as diferentes dimensões: cognitiva, social, afetiva, motora, sensitiva, fisiológica, emocional, intuitiva, no ato de ensinar e aprender. Criar mecanismos de participação nas aulas para envolver os alunos para uma formação que se pretende crítica e transformadora.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

X Encontro de Docência no Ensino Superior