PROPOSTAS COLABORATIVAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência com o Estágio em Docência I do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. A disciplina acompanhada durante o estágio foi a de Currículos, Programas e Avaliações, no curso de Educação Física (licenciatura, predominantemente) do período noturno em 2018.1, a qual esteve responsável por analisar as mais diferentes concepções e propostas curriculares para o componente curricular da Educação física. Ao longo desta primeira experiência com a docência no ensino superior, percebeu-se a necessidade de haver o relato de como foi pensada e organizada esta disciplina, tendo em vista que a professora responsável, Dra. Maria Eleni Henrique da Silva, conduziu-a em uma perspectiva metodologicamente colaborativa. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e os resultados surgiram a partir da análise do diário de campo, atividades desenvolvidas pelos(as) estudantes e propostas de aulas da professora em questão. O propósito então, foi o de identificar o modo com o qual se caracterizou a proposição metodológica de cunho colaborativo, onde se observou que esta ficou clara principalmente pela relação entre estudantes, entre si e com a professora; na realização de atividades, bem como no momento de democraticamente interferir e sugerir mudanças; e nos métodos avaliativos, dos quais incluía a autoavaliação com descrição dos critérios utilizados. Dentro da proposta divulgada no início do semestre, a perspectiva colaborativa se mostrou como elemento importante para um desenvolvimento proveitoso tanto na experiência do estágio de docência quanto na participação e rendimento acadêmico dos (as) estudantes, podendo assim apresentar-se enquanto possibilidades futuras, nesta ou em outras disciplinas.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
X Encontro de Docência no Ensino Superior
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