'PESQUISA-AÇÃO COM PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS'
Resumo
Visando um melhor desempenho do professor de língua portuguesa numa sala de aula bilíngue (Libras/Português), a ação de extensão “Ensino de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos: por uma Abordagem Bilíngue de Ensino” tem o objetivo de tornar o professor da língua portuguesa para surdos um pesquisador dentro de sua sala de aula, para isso, apresentando o método de Pesquisa-Ação, em que o professor pesquisador investiga o seu próprio desempenho profissional dentro da sala de aula a partir dos problemas em sala verificados pelo professor. Para o desenvolvimento de tal ação, estamos tendo encontros quinzenais com os professores de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos e da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, duas escolas públicas bilíngues (Libras/Português). A ação encoraja os professores a desenvolver práticas de pesquisa dentro da própria sala de aula utilizando os treze passos metodológicos que compõem o ciclo da Pesquisa-Ação (Pinheiro, 2007), fazendo com que o profissional a princípio se familiarize com a metodologia e posteriormente desenvolva pesquisas em sua sala de aula buscando estratégias e metodologias que possibilitem um ensino de qualidade da língua portuguesa aos alunos surdos. O projeto é patrocinado pela Universidade Federal do Ceará(UFC), por meio da PREX (Pró-Reitoria de Extensão) e apresenta como resultado, o engajamento de dez professores de Língua Portuguesa sendo instruídos na aplicação da metodologia de Pesquisa-Ação, para que estejam aptos a pesquisar a partir de suas investigações dentro de sua própria sala de aula, e encontrem uma metodologia que contribua para um aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem do Português como segunda língua para surdos.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Extensão
Licença
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