'PESQUISA-AÇÃO COM PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS'

XXVII Encontro de Extensão

Erika Teodosio do Nascimento, ÉRIKA TEODÓSIO DO NASCIMENTO, Patricia Araujo Vieira

Visando um melhor desempenho do professor de língua portuguesa numa sala de aula bilíngue (Libras/Português), a ação de extensão “Ensino de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos: por uma Abordagem Bilíngue de Ensino” tem o objetivo de tornar o professor da língua portuguesa para surdos um pesquisador dentro de sua sala de aula, para isso, apresentando o método de Pesquisa-Ação, em que o professor pesquisador investiga o seu próprio desempenho profissional dentro da sala de aula a partir dos problemas em sala verificados pelo professor. Para o desenvolvimento de tal ação, estamos tendo encontros quinzenais com os professores de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos e da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, duas escolas públicas bilíngues (Libras/Português). A ação encoraja os professores a desenvolver práticas de pesquisa dentro da própria sala de aula utilizando os treze passos metodológicos que compõem o ciclo da Pesquisa-Ação (Pinheiro, 2007), fazendo com que o profissional a princípio se familiarize com a metodologia e posteriormente desenvolva pesquisas em sua sala de aula buscando estratégias e metodologias que possibilitem um ensino de qualidade da língua portuguesa aos alunos surdos. O projeto é patrocinado pela Universidade Federal do Ceará(UFC), por meio da PREX (Pró-Reitoria de Extensão) e apresenta como resultado, o engajamento de dez professores de Língua Portuguesa sendo instruídos na aplicação da metodologia de Pesquisa-Ação, para que estejam aptos a pesquisar a partir de suas investigações dentro de sua própria sala de aula, e encontrem uma metodologia que contribua para um aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem do Português como segunda língua para surdos.

Palavras-chave: Pesquisa-ação. Ensino da língua portuguesa. Sala de aula. Educação Bilíngue.

Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018

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