CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO EUSÉBIO: UMA PERSPECTIVA DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Layanny Scarlett Araujo Teles
  • SAMARA MAIA MOURA
  • PAULO LUAN RODRIGUES LOPES
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Dentro do contexto escolar, é bastante comum que os(as) professores(as) encontrem desafios e, ao longo do percurso, acabem entrando em conflito com a essência e a finalidade da sua prática pedagógica. Dessa forma, o objetivo deste artigo consistiu em identificar a perspectiva de professores(as) de Educação Física sobre como se caracteriza a sua prática pedagógica no cotidiano escolar da Rede Municipal de Ensino do Eusébio. Participaram da pesquisa 31 professores(as) matriculados(as) em um programa de Formação Continuada que atuam em escolas municipais de ensino fundamental do Eusébio. Os dados foram coletados através da aplicação de um instrumental, composto por três questões abertas, durante um dos módulos desse programa e analisados a partir da categorização de informações. As características gerais das aulas ministradas pelos(as) professores(as) mais citadas foram aulas dinâmicas, inclusivas, temas diversificados e um bom relacionamento com os alunos. Os principais desafios enfrentados pelos(as) professores(as) foram relacionados à falta de interesse e valorização da disciplina por parte da comunidade escolar, que por consequência ocasionam outros problemas, como a falta de recursos e a má infraestrutura. As possíveis modificações citadas em busca de melhorar a prática pedagógica dos(as) professores(as) estão inseridas na diversificação de estratégias, para que as aulas se tornem mais convidativas. A partir dessas informações, foi possível concluir que existe uma grande preocupação dos(as) professores(as) de deixarem suas aulas mais atrativas e inclusivas. A busca por apoio da gestão, de outros profissionais da área, por conhecimentos e novos recursos didáticos representam um interesse de mudança, contudo, poucas foram as soluções dadas para resolver os desafios enfrentados nesse momento pelos próprios(as) professores(as) no contexto escolar, isto é, existem boas propostas de melhorias porém elas não solucionam os dilemas relatados pelos(as) professores(as).

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Extensão