CONTEÚDOS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CURRÍCULO DO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO-CE

Autores

  • Samara Maia Andrade
  • LAYANNY SCARLETT ARAÚJO TELES
  • PAULO LUAN RODRIGUES LOPES
  • DAYVIANE MAIA SILVA
  • ESTERLANDIA SOUZA CASTRO
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Diante das inquietações apontadas pelos professores do município de Eusébio no processo de formação continuada em relação a proposta de uma base nacional comum curricular e a discussão sobre a renovação do currículo da cidade, o presente estudo visa analisar os conteúdos e objetivos de ensino abordados nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Eusébio e sua coerência com o currículo do município, explicitando os conceitos de currículo na educação física, reafirmando a importância de se entender, discutir e refletir sobre o currículo e seu impacto (ou não) na prática pedagógica na área da educação física. O estudo, de caráter qualitativo, com uma abordagem descritiva, foi realizado durante o terceiro módulo do projeto de formação e qualificação docente: saberes em ação para o ensino da educação física e do esporte, com a participação de 15 professores atuantes no município. O estudo foi realizado a partir de sua divisão em 3 etapas: elaboração de mapa de objetivos e conteúdos das séries iniciais do ensino fundamental; categorização e agrupamento dos dados dos mapas dos docentes, com a utilização da análise subjetiva do conteúdo e de estatística simples e análise documental do currículo do município de Eusébio. Os conteúdos e objetivos apontados nos mapas realizados pelos professores foram divididos por séries (do 1° ao 5º), categorizados e relacionados com as diretrizes curriculares do município. Pode-se verificar a superficialidade do planejamento didático (currículo) disponibilizado aos professores apesar de apontar uma progressão dos conteúdos, e considerando os mapas apresentados de todas as séries, a incoerência, superficialidade ou ausência da citação de objetivos (compreender, vivenciar, registrar) podem indicar falta de domínio dos objetivos propostos pelo currículo do município, além disso em relação aos conteúdos há indícios do não aprofundamento dos mesmos durante os anos, apontado ainda que timidamente, na proposta curricular do município

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Extensão