SABERES EM AÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES: A EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE EUSÉBIO-CE

Autores

  • Paulo Luan Rodrigues Lopes
  • LAYANNY SCARLETT ARAÚJO TELES
  • SAMARA MAIA MOURA
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O projeto de Extensão: Saberes em ação para a formação continuada de professores de educação física e esporte, tem por objetivo implementar um programa de formação, qualificação e aprimoramento das práticas profissionais no âmbito da educação física e do esporte na escola para professores da rede pública de ensino de Eusébio. As ações envolvem a participação de discentes do curso de licenciatura e bacharelado em educação física, os quais tem a oportunidade de vivenciar experiências formativas que articulam o ensino, pesquisa e extensão. Esta proposta pretende ampliar e fomentar a transformação e a melhoria da qualidade das ações educativas e pedagógicas no âmbito da educação física e do esporte na escola, estimulando o empoderamento do professor, a inovação e a criatividade pedagógicas. Metodologicamente, o projeto compreende atividades que são desenvolvidas em módulos temáticos, realizados uma vez por mês, no próprio lócus de trabalho dos professores. O percurso formativo é fundamentado na concepção da reflexividade, da dialogicidade, centrado nos autores aprendentes, nas suas histórias formativas, e contextualizado às experiências e saberes, bem como às necessidades próprias de transformações a nível pessoal e profissional. O projeto é desenvolvido na forma de um curso de aprimoramento e ressignificação de saberes, desenvolvido por meio de módulos temáticos, oficinas pedagógicas, ateliês formativos. A ação formativa tem carga horária de 100 horas, com o acompanhamento pedagógico vivencial, com carga horária de 08 horas mensais. São privilegiadas as metodologias de narrativas, a problematização da experiência profissional, a colaboração, atividades práticas e dinâmicas de interação e trabalho compartilhado. No decorrer dos módulos há uma participação ativa, crítica, autocrítica e colaborativa dos professores, que a cada módulo, contribuem com suas experiências formativas e profissionais e buscam ressignificar a ampliar suas capacidades de ação.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXVII Encontro de Extensão