A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO NA CLASSE HOSPITALAR EM LEITOS PARA AMENIZAR OS EFEITOS DO PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO

Autores

  • Aline Carvalho de Paula
  • LETÍCIA GADELHA DE OLIVEIRA
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumo

Sabe-se que a hospitalização é um momento difícil, principalmente em casos de crianças e adolescentes, pois os afasta de sua vida cotidiana, do seu ambiente familiar, do seu ambiente escolar e os apresenta novas. É comum que tanto crianças e familiares sintam medos, inseguranças e angústias durante esse processo. Isto ainda pode ser pior para crianças que estão impossibilitadas de sair do seu leito, ir para a brinquedoteca ou sala de atendimento, pois isso diminui mais ainda seu círculo de socialização, já bem limitado, dentro da comunidade hospitalar. Diante de tais considerações, através do Atendimento Pedagógico na classe hospitalar, pode-se diminuir os efeitos causados pelo processo de hospitalização na criança que não pode sair de seu leito, a partir de uma comunicação e interação mais efetiva e fazer com que ela continue estudando durante esse difícil período. Nesse sentido, este trabalho se propõe a analisar as contribuições do Atendimento Pedagógico na Classe Hospitalar. Para fundamentar nossa pesquisa usamos autores como SILA & ANDRADE (2013) e Lima e Natel (2010). Como instrumentos metodológicos utilizamos análise de documental para a observação que foi realizada através de visitas a uma instituição filantrópica que acolhe crianças em condições de hospitalização e a realização de uma atividade pedagógica para ser feita a observação de seu papel no processo de hospitalização infantil. O estudo revela que o Atendimento Pedagógico na classe hospitalar à criança em estado de hospitalização que fica no leito e não pode se locomover para a classe hospitalar é de suma importância não só para seu desenvolvimento escolar, como também para continuar as interações sociais que havia fora do hospital e para distraí-la dos problemas causados por seus tratamentos.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XI Encontro de Experiências Estudantis