AVALIAÇÃO DO LIXO MARINHO COMPOSTO DE FRAGMENTOS DE ARTES DE PESCA COLETADO NA PRAIA DE IPARANA - CAUCAIA-CE
Resumo
Com o avanço tecnológico, os produtos vêm se tornando cada vez mais descartáveis, refletindo diretamente na quantidade de resíduos gerados e trazendo problemas para a disposição final destes resíduos. Este processo, quando feito de forma inadequada, acaba poluindo o meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar, quantificar e caracterizar os resíduos sólidos oriundos de artes de pesca encontrados na de Praia de Iparana, Caucaia – CE, numa área de 800m. As amostras foram coletadas no dia 03 de Dezembro de 2017 pelo Projeto Interpesca/UFC, numa baixa-mar de sizígia e acondicionadas em sacos plásticos de 100 kg; foram pesadas e separadas em categorias de acordo com sua composição química e também por sua origem. Deste modo, foi feita a análise destes materiais de acordo com a sua possível chance de serem ingeridos pela fauna marinha.Com os valores das massas obtidas, foram calculadas ainda as médias e os desvios padrões do Índice de Abundância do Lixo (IAL). Por fim, verificou-se que os resíduos encontrados nessa coleta são de origem antrópica, provenientes principalmente do mau uso e conservação das artes pesca utilizados em pescaria do tipo artesanal.Esse “lixo” acaba por prejudicar a fauna local. Peixes, aves marinhas, mamíferos e répteis ingerem esses materiais e,por eles não serem digeríveis, acabam por prejudicá-los fazendo com que estes venham então a falecer. Com esses resultados espera-se conscientizar as pessoas quanto ao uso e descarte correto destes materiais .Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XI Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.