EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA NA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA
Resumo
Introdução: A fisioterapia em oncologia é uma especialidade que busca preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas e prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico. Objetivo: Relatar a criação de um grupo de estudo e pesquisa em fisioterapia oncológica por discentes de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Desenvolvimento: Durante o período de graduação os estudantes de fisioterapia tem pouca vivência com pacientes oncológicos, sendo o tema abordado de forma pontual nos módulos. Pensando nisso um grupo de estudantes se reuniram e resolveram criar um grupo de estudos voltado para essa área, afim de saber mais sobre a atuação da fisioterapia em pacientes oncológicos. O Grupo de Estudos em Fisioterapia Oncológica (GEFON) foi criado no segundo semestre de 2017. Durante o semestre haviam encontros semanais para debater sobre ações futuras do grupo, discutir e elaborar artigos científicos, ministrar aulas sobre a temática proposta, realizar ações de saúde em centros de referências e a criação de uma página on-line. Foi desenvolvido um regimento para divisão dos estudantes em comissões para ajudar na organização. Para ganhar mais apoio, os estudantes buscaram um professor para aderir à ideia e fazer parte do projeto. Muitos recusaram e um ano depois a professora Daniela Gardano aceitou e juntou-se ao GEFON. A partir deste momento o grupo passou além de discutir sobre a fisioterapia oncológica, abordar a temática também de cuidados paliativos. Em julho de 2018 o grupo foi oficializado no departamento de Fisioterapia e cadastrado junto ao CNPq. Conclusão: Apesar da instituição fornecer aos estudantes uma gama de possibilidade, às vezes é necessário que os próprios discentes procurem novos caminhos. Criar um grupo de estudo a partir do zero contribuiu bastante para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos e mostrou que, apesar das dificuldades, sempre é possível abrir um novo caminho.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XI Encontro de Experiências Estudantis
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