PERSPECTIVAS E VIVÊNICAS DE UM RECEM INGRESSO AO CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA NOTURNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Rafaela Santana de Sousa
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O objetivo principal do estudo consiste no relato de experiências vivenciadas no primeiro semestre no curso de Educação Física noturno da Universidade Federal do Ceará e o perfil dos alunos ingressos no semestre 2018,1. O estudo foi desenvolvido durante a disciplina de Introdução a Universidade e ao curso de Educação Física. Essa disciplina promove conhecimentos sobre o ingresso na Universidade, com informações sobre a Profissão de Educação física, a intervenção do profissional da licenciatura e do bacharelado, sobre os ambientes de aprendizagem como laboratórios, projetos de extensão, manual do aluno, entre outros. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa com 19 estudantes sobre o perfil dos ingressantes no semestre 2018.1 noturno. O questionário foi feito pelos formulários da plataforma do google docs. Foi disponibilizado durante 24 horas o prazo para responder o questionário de forma anônima. As perguntas versavam sobre a faixa etária, se o estudante trabalha, o tipo de instituição que estudou na Educação Básica, a modalidade do curso se é bacharel ou licenciatura, como eles avaliam as condições estruturais no Instituto de Educação Física e esportes - IEFES, a forma de deslocamento apara o IEFES. Os resultados foram significativos e podemos analisar que 52% dos entrevistados tem a faixa etária de 17 a 19 anos. Dos alunos que trabalham 57% afirmaram que trabalham, ou seja, os alunos do curso noturno, em sua maioria, trabalham durante o dia e fazem o curso durante o período noturno; sobre a estrutura do IEFES 42% consideram bom. 57% dos entrevistados são do curso do bacharelado enquanto 42% e do curso de licenciatura. A disciplina de Introdução a Universidade e ao Curso de Educação física me fez refletir sobre a Universidade, o papel do aluno e do futuro profissional em Educação Física. Nessa pesquisa feita sobre o perfil dos alunos ingressantes do curso foi algo para mostrar um pouco sobre quem são esses alunos e como eles observam o IEFES.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XI Encontro de Experiências Estudantis