COMPREENSÕES À LUZ DAS MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Ewerton Almeida Santos
  • CARLOS ÁTILA LIMA DOS SANTOS
  • LUANA NUNES DE SOUZA
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A partir do projeto Inter-ações na perspectiva do Formar-Ser – vinculado ao Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas da Educação Física, analisamos relatos sobre as expectativas e motivações, dos alunos ingressantes do semestre 2018.1, do curso de Licenciatura em Educação Física. O objetivo do estudo foi analisar os resultados das descrições das expectativas dos alunos ingressantes quanto ao campo profissional, como também as motivações associadas à escolha do curso. De caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada com 35 alunos ingressantes. O eixo que compreende as motivações foi categorizado pela a) afinidade com esportes; b) motivação por familiares, professores, amigos etc.; c) diversidade de áreas de atuação; d) ser docente e e) educação física foi a segunda opção de curso. A afinidade com os esportes mostrou-se como um fator influente, sendo motivação presente em 60% dos participantes; 5% ingressaram no curso por motivação dos familiares, professores, amigos etc.; 6% atraíram-se pela multiplicidade de áreas a partir da atuação; 3% ingressaram com interesse de ser docente e 26% entraram no curso por ter sido a segunda opção selecionada. No tocante ao eixo das expectativas profissionais, dividiu-se nas seguintes categorias: a) aprimorar os conhecimentos; b) desenvolver-se no curso; c) formação continuada e d) qualidade profissional e e) outros; 34,2% dos participantes têm a expectativa de buscar uma qualidade profissional; 25,8% buscam aprimorar os conhecimentos; 20% visam desenvolver-se no curso; 11,5% aspiram à formação continuada e 8,5% possuem a expectativa relacionada ao bem estar e à qualidade de vida. Conclui-se que o repertório e as vivências nas práticas esportivas estimulam ativamente na decisão e no ingresso ao curso, no entanto, verifica-se o baixo interesse pela docência. Vislumbrou-se, outrossim, que os alunos ambicionam atuar na sua respectiva área com qualidade, oferecendo à sociedade características de um bom profissional.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

VIII Encontro de istas de Apoio a Projetos da Graduação