CONCEPÇÕES A RESPEITO DAS EXPECTATIVAS E MOTIVAÇÕES DE INGRESSANTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Carlos Atila Lima dos Santos
  • EWERTON ALMEIDA SANTOS
  • LUANA NUNES DE SOUZA
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O presente estudo teve como finalidade registrar e analisar os dados das expectativas e motivações que envolvem os alunos ingressantes no semestre 2018.1 dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no período diurno e noturno da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se para o registro destes dados um questionário que continha perguntas referentes ao propósito do estudo, onde os educandos preencheram em determinado momento na disciplina de Introdução à Universidade e ao curso de Educação Física. A amostra foi composta por 78 alunos, sendo desta amostragem 35 alunos pertencentes ao diurno e 43 alunos da turma noturna. A partir dos dados catalogados foram elencados perfis para cada uma das duas propostas a serem estudadas. Para as expectativas categorizamos em Aprimoramento de conhecimentos, desenvolvimento dentro do curso, formação continuada, qualidade profissional e outros (Para as expectativas que não se encaixavam nas propostas definidas), e nas motivações classificamos em afinidade com os esportes; motivações por familiares, amigos, professores, dentre outros; diversidade de áreas de atuação; ser docente e segunda opção de curso. As conclusões iniciais indicam que em relação as motivações 52% dos alunos possuíam mais índices associados a afinidade com os esportes. Nas expectativas foi apresentado que 30% da amostra tangenciou a qualidade profissional na área.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

VIII Encontro de istas de Apoio a Projetos da Graduação